sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Sabiá-da-praia


Sabiá-da-praia

sabiá-da-praia (Mimus gilvus) é uma ave residente desde o sul do México ao sudeste doBrasil, assim como nas Pequenas Antilhas e ilhas do Caribe.
É comum na maior parte do habitats incluindo áreas de habitação humana. Constrói um ninho de galhos e a postura normal consta de três ovos cinzentos esverdeados. A incubação, apenas pela fêmea, dura 13-15 dias. Esta ave defende agressivamente o seu ninho contra outras aves e animais, incluindo grandes iguanascães e mangustos.
Os adultos têm 25 cm de comprimento e pesam 54 g. São semelhantes aos sabiás, se bem que não sejam aparentados. Têm a cabeça e dorso cinzentos a face branca com uma máscara negra nos olhos. A parte inferior é branca e as asas são negras com duas barras brancas e bordas brancas nas remiges. Possuem uma cauda longa e escura com a ponta das penas pretas, um bico fino e preto ligeiramente curvado para baixo, e pernas compridas e escuras.
Os dois sexos são semelhantes, mas os imaturos têm cores mais esbatidas e acastanhadas.
Limentam-se no chão ou na vegetação ou descem de um poleiro para capturar invertebrados. Comem principalmente insectos e algumas bagas. São capazes de se aproximar de humanos, retirando comida de pratos ou da mesa
Ao alimentarem-se abrem e fecham frequentemente as asas, exibindo as faixas brancas destas.
Tem uma vocalização variada e musical, podendo imitar o canto de outras espécies. Canta por vezes de noite.

Um comentário: